
Há exatos 50 anos, o Black Sabbath finalizava seu primeiro disco, no londrino Regent Sound Studios. A produção ficou com Rodger Bain, um cara que digeriu e registrou muito bem o esquema da banda. Tudo empacotado por uma das melhores e mais macabras capas da música pesada.
Em 2010, fiz uma matéria para a Rock Brigade sobre esse antológico álbum. O tempero veio dos depoimentos que consegui de ninguém menos que o batera Bill Ward. Ao contrário do que imaginei, foi até bem fácil marcar uma entrevista com ele.
Black Sabbath saiu em 1970 e pariu o heavy metal. Esta é uma opinião compartilhada por muita gente mundo afora. Isso inclui o próprio Ward, que me avaliou: “Acredito ser verdadeiro dizer que o nosso foi o primeiro disco de heavy metal já feito. Nós tocávamos mais pesado que as bandas da época. Queríamos soar dark. Gostávamos de tocar daquela forma”.
Ward, Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) registraram boa parte das faixas num só take. Erguido em cerca de um ano, esse entrosamento ainda renderia muito do que saiu no disco seguinte, Paranoid (1970). Mas aí fica pra outra hora.
Uma resposta para “”.
[…] do ex-baixista e vocalista do Deep Purple e Black Sabbath, o fronte conta com os guitarristas David Lowy e Doug Aldrich. Há cerca de um mês, o baterista […]
CurtirCurtir